10 fatos sobre ERP que podem melhorar a taxa de crescimento da sua empresa

Por: Diana Santos

O software ERP pode reunir os processos departamentais e automatizar toda a gama de operações de back-office. Ele pode atuar como uma única fonte de repositório para fornecer informações comerciais precisas em tempo real. Veja os 10 principais fatos sobre ERP que podem melhorar a taxa de crescimento do seu negócio:

1. Automação de Tarefas de Rotina

A implementação de ERP ajuda as empresas a automatizar suas tarefas rotineiras e mundanas. Ele também cria relatórios padrão automatizados com base nos dados inseridos no sistema. Isso economiza tempo e esforço dos funcionários, que podem ser desviados para aumentar o desempenho do trabalho ideal.

Com a implementação do ERP, as empresas podem criar fluxos de trabalho mais inteligentes que os ajudarão a descomplicar o processo existente. Por sua vez, esses processos podem ser otimizados para aumentar a eficiência do departamento. Esses fluxos de trabalho também reduzirão as chances de erros e omissões humanos.

No geral, o ERP pode melhorar a eficiência dos negócios otimizando pessoas, recursos e processos, elevando os lucros a novos patamares. 

2. Coordenação perfeita entre os departamentos

A singularidade do software ERP é que suas operações são altamente integradas . Isso significa que as operações de negócios, como planejamento de produção, compras de estoque, contas, vendas, marketing e outras, são conectadas e sincronizadas em tempo real para chegar a uma análise inteligente dos dados. Ajuda a melhorar a harmonia entre os departamentos inter-relacionados de uma empresa. 

Por exemplo, quando um projeto de fabricação é criado, o gerente de piso pode verificar a disponibilidade de estoque por meio do módulo de estoque. Se não estiver disponível, o mesmo pode ser comunicado ao departamento de compras e contas de forma transparente e eficiente. 

O ERP permite o monitoramento e análise dos processos departamentais em tempo real, eliminando a lacuna no fluxo de informações entre os departamentos. Também ajuda o fluxo contínuo de comunicação entre os departamentos enquanto eles continuam a operar de forma independente. 

3. Melhora o Custo do Estoque

Estar despreparado com o estoque não apenas retém uma parte significativa do seu fluxo de caixa para comprar o estoque, mas também custa em termos de custo de armazém e período de rotatividade. A implementação do ERP ajuda a analisar os ciclos de fabricação e estoque por meio de relatórios gerenciais que podem ajudá-lo a identificar as lacunas no estoque e corrigi-las. 

O uso de relatórios e análises gerados pelo software ERP pode orientá-lo a manter o estoque ideal. Isso significa que a empresa pode evitar custos indiretos de estoque, bem como controlar o tempo de atendimento ao cliente mais longo. 

Além disso, essa análise pode ajudar o negócio a planejar melhor a aquisição, identificando fornecedores que podem fornecer os melhores créditos, custo mais barato e entregas mais rápidas. 

4. Melhor Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

A implementação bem-sucedida do ERP ajuda a melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos de um negócio. As análises e relatórios associados a cada departamento ajudam na previsão da demanda para os próximos meses. Isso, por sua vez, ajuda a gerenciar ciclos de estoque mais enxutos enquanto se prepara para atender aos planos de produção. Em suma, há uma maior transparência entre os stakeholders do negócio.

5. Melhor Gestão do Relacionamento com o Cliente

O ERP para empresas pode ser usado para armazenar informações relacionadas aos clientes. Um sistema ERP moderno melhora a comunicação com o cliente por meio do rastreamento eficaz desde o lead até a entrega e o serviço pós-entrega. 

As informações sobre o histórico do cliente podem ser usadas para saber mais sobre os perfis dos clientes e oferecer descontos e ofertas para seus produtos ou serviços preferidos. Com base no pedido e na localização do cliente, a empresa pode escolher os locais de fornecimento mais próximos, pontuações de prioridade para o fornecedor e regras de serviço. 

Não só pode ajudar a melhorar o tempo de atendimento ao cliente, mas também melhorar os tempos de entrega. Além disso, a automação de tarefas de rotina pode eliminar erros no envio de pedidos em grande medida. 

6. Fluxo de caixa aprimorado

O fluxo de caixa é a salvação de todos os negócios. A implementação do ERP proporciona transparência dos registros financeiros que incluem contas a pagar e a receber. A automação fornece informações de faturamento mais rápidas e precisas, o que auxilia na melhor cobrança de recebíveis. A coleta mais rápida leva a um melhor fluxo de caixa, o que significa mais dinheiro na mão para os negócios.

7. Análise e relatórios precisos de dados

Os dados inseridos no ERP podem se tornar uma informação extremamente valiosa para empresários, gerentes e funcionários. O software pode analisar dados relacionados a diferentes funções de negócios – incluindo clientes, produção, estoque, vendas, compras, finanças e muito mais. 

A disponibilidade de tais informações com o clique de alguns botões pode tornar mais fácil para os principais tomadores de decisão tomar decisões de negócios que podem conduzir a organização para o caminho do crescimento. 

Com o ERP instalado, os empresários não precisam acompanhar cada departamento, pois as informações em tempo real podem ser aproveitadas por meio de uma única fonte que pode ser acessada de qualquer lugar. O desempenho do negócio pode ser aprendido através de uma única olhada nos painéis que podem ser detalhados para uma visão mais detalhada. Além disso, o acesso a esses relatórios pode ser restrito com base nas funções de trabalho dos funcionários. 

8. Melhor rastreamento  

Os dados inseridos no ERP auxiliam no acompanhamento dos processos de cada departamento, seja status de vendas, etapas de fabricação – matéria-prima, produtos semi processados ​​ou acabados, disponibilidade de estoque em diferentes locais de depósito, giro de contas a receber e muito mais.

9. Economia de Custos

O uso do ERP pode ajudar as empresas a economizar significativamente no custo relacionado à manutenção de estoque, espaço no armazém, produção, aquisição de matérias-primas, entregas de vendas e experiência do cliente. Isso pode ser feito analisando os dados e relatórios para descobrir as melhores fontes em termos de custo, qualidade e confiabilidade.

10. Segurança de dados mais forte

Um sistema ERP baseado em nuvem pode ajudá-lo a manter o foco no crescimento dos negócios enquanto os especialistas cuidam da segurança de seus dados. Ele pode ajudar no fluxo de trabalho ininterrupto, mantendo o software malicioso e os hackers afastados. Isso pode economizar horas de trabalho e caos durante uma ameaça à segurança de dados, para que seus funcionários se mantenham dedicados à produtividade.

Você não precisa ficar refém do seu ERP para utilizar os recursos, com a PALM você tem acesso a diversas áreas diretamente do seu celular, como: de compras, gestão de contratos, financeiro e faturamento, estoques, produção, expedição e várias outras.

Entre em contato com nossa equipe, a PALM pode melhorar a taxa de crescimento da sua empresa.

Solicite agora uma demonstração da Palm e comece a utilizar o melhor e mais prático aplicativo mobile do mercado.

Av. Dr. Gastão Vidigal, 1132 - Cj.202.B Vila Leopoldina - São Paulo - SP

2022 - Palm App | Todos os direitos reservados.